Sunday, September 05, 2010

Avante

Por um breve momento todos sorriem, e saltam, abraçam-se mesmo que não se conheçam, dançam em comunhão. Por um momento, a duração de uma melodia, todos se unem e se tornam um só. Uma força. Uma causa. Uma vida. Talvez seja fugaz, e para muitos mera aparência, mas sei que por pouco mais de um minuto todos se gostam, todos se conhecem, todos se são.
A humanidade tem destes encantos, unir-se por segundos por um objectivo comum, matar-se em seguida por mais um qualquer naco de pão. A humanidade, o Homem, que amo e desprezo em simultâneo, que odeio de tanto O amar e de tanto me desiludir, é um bicho estranho de entranhada hipocrisia. Mas que hoje dança, e canta, pela sua salvação comunitária.
Nesse minuto de união (pelo menos nesse) creio que a fraternidade existe, que cremos todos que a igualdade de oportunidades é uma meta a alcançar, que impera exigir justiça, que todos os homens e mulheres nascem iguais perante quem quer que queiramos (ou não) criar para nos guiar. Nesse segundo de epifania sei que todos os corpos em movimento se sentem parte de um todo global, esse todo que é a raça humana, integrada num ecossistema a respeitar e proteger.
E é entre esta algazarra de emoções revolucionárias, no centro destes sonhos fervilhando em ideias de mudança, que me sinto mais viva, que me reencontro comigo mesma e descubro o que me quero tornar: alguém que não esquece este momento, antes o vive quotidianamente, tornando o sonho real.
Avançar, é nisso que acredito. Nunca desistir, eis o meu lema. E portanto aplico esta máxima a todos os quadrantes da minha vida. Lutar, é tudo o que sei fazer, é a força a que aprendi a agarrar-me, o motor do meu devir, a minha reacção instintiva, o meu mojo. Lutar, por uma causa, por um ideal, por um objectivo, por uma ideia de justiça, por um direito, por um amor.
Avançar, acreditar em mim, acreditar no mundo, acreditar que a mudança será por nós construída. Avançar, seguir com a minha vida, nunca desistir. Avançar, lutar por tudo aquilo em que acredito. Avançar, e dar-me por inteiro ao mundo que me formo. Avançar, acreditando que é possível. Avançar, e nunca mais olhar para trás, que o passado é uma parte do que somos, querida, sempre presente na memória, mas não o nosso caminho. Avançar, e acreditar que ainda é possível construir um novo caminho com partes inacabadas do passado.
Ao meu lado casais trocam palavras de amor... Não brota em mim qualquer resquício de inveja. Mesmo que estejas ausente, mesmo que para junto de mim não retornes, por ti nutro amor de sobra. Amor em mim transpira. Amor em mim respira. Amor, estás dentro de mim.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home